Ontem, segunda-feira, 7 de abril de 2025, o Governo do Amapá promoveu a aula inaugural do 10º Curso Operacional da Companhia de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam), da Polícia Militar. O evento aconteceu na Procuradoria Geral de Justiça do Ministério Público, localizada na Rua do Araxá, bairro Araxá, em Macapá, a partir das 9h.
Como parte da política de investimento na capacitação e especialização dos agentes de Segurança Pública, o curso teve início com uma palestra inicial conduzida pelo major Sérgio, considerado um dos precursores da Rotam e do Bope no estado.
A iniciativa reuniu 40 alunos, que foram aprovados no Teste de Aptidão Física (TAF), e darão início a um treinamento intensivo de 100 dias, dividido em três fases: a rústica, a intelectual e a técnica. Durante o curso, os participantes passarão por disciplinas fundamentais para o aprimoramento profissional, como instrução de tiro, gerenciamento de crise, choque ligeiro, técnicas e táticas de abordagem, entre outras.
A Rotam é responsável por realizar o patrulhamento tático especializado em ocorrências de alto e altíssimo risco tanto na capital quanto no interior do estado, combatendo roubos com uso de arma de fogo em estabelecimentos comerciais, bancários e residenciais, além de atuar no enfrentamento de facções criminosas, na captura de foragidos da Justiça, escolta de autoridades, valores e presos, e no combate ao narcotráfico.
A realização do 10º Curso Operacional da Rotam reforça o compromisso do Governo do Amapá com a modernização e aprimoramento das forças de segurança, contribuindo para um atendimento mais eficiente e preparado frente aos desafios do combate ao crime.