Advertisement

‘Antes, eu só sobrevivia. Agora, vou viver’, garante paciente após cirurgia bariátrica gratuita pelo Barisus do Governo do Amapá

Aos 38 anos, o cuidador escolar Atvaldo Américo Feitosa Júnior enfrentava desafios que pareciam insuperáveis. Com problemas de saúde decorrentes da obesidade, a rotina era limitada e no auge dos 150 quilos, ele resolveu participar do Programa Barisus, do Governo do Amapá. 

Na última segunda-feira, 24, Atvaldo realizou o sonho que persistia havia um bom tempo: fazer a cirurgia bariátrica. Ele foi um dos 53 pacientes que passaram pelo procedimento nesta semana, durante a 7ª edição do “Metabólica 2025”, evento que reúne especialistas do Brasil e do mundo em Macapá, para discutir as novas tendências tecnológicas sobre o tratamento e combate da obesidade e diabetes.

“Antes, eu só sobrevivia. Agora, vou viver. Aprendi que não preciso comer muito para me manter. Seguirei as recomendações dos médicos, porque a equipe de lá não só opera, mas nos ensina a viver de novo, e melhor”, elogia Atvaldo.

Até quarta-feira, 26, o cuidador já havia perdido três quilos. Em recuperação e sendo acompanhado por uma equipe multiprofissional, ele lembra que tentou a cirurgia em 2022, mas acabou desistindo. Ao ver as mudanças significativas na saúde, resultado dos investimentos do Governo do Estado, resolveu tentar outra vez. 

“O governador Clécio pegou pesado nos investimentos na saúde e isso tá dando certo! O programa funciona pra valer. Quando retornei ao Barisus, consegui consulta já para o dia seguinte. Mal conseguia acreditar, e hoje, estou feliz, me recuperando da cirurgia”, comemora o paciente.

Barisus já alcançou mais de 400 pessoas que tiveram as vidas transformadas por essa iniciativa. Em média são realizadas 20 cirurgias por mês. Este ano de 2025, em menos de três meses, já foram executados 60 procedimentos.

O trabalho é coordenado há pouco mais de quatro anos pelo Ambulatório de Obesidade e Sobrepeso para o SUS da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e conta com uma equipe multidisciplinar composta por nutricionista, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, enfermeiros, educador físico, cirurgião metabólico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, anestesista, cardiologista e endocrinologista.

erviço

O programa Barisus funciona no Ambulatório de Obesidade e Sobrepeso para o SUS, que fica no antigo Centro de Reabilitação Pós-Covid, localizado na Rua Odilardo Silva, nº 1303, em Macapá.

Para agendamento de consultas é necessário apresentar encaminhamento médico, com IMC do paciente, documento com foto (RG ou Carteira de Motorista), cartão do SUS, CPF e comprovante de residência atualizado (com CEP).