Advertisement

Dados da Segurança Pública apontam tranquilidade durante período carnavalesco no Amapá

A exemplo de anos anteriores, o Planejamento Estratégico da Segurança Pública do Governo do Estado se mostrou eficiente e garantiu a tranquilidade dos eventos carnvalescos que aconteceram na Região Metropolitana de Macapá e outros municípios.

De acordo com os dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), não houve ocorrências graves registradas durante o período momento que iniciou ainda em fevereiro com o ‘Carnaval do Povo’, e seguiu com o circuito de blocos, na orla de Macapá, Carnaval de Santana, desfiles das escolas de samba e finalizou com o anúncio da campeã do Carnaval 2025.

José Neto, secretário da Sejusp

“Ano passado tivemos bons resultados, e este ano foi melhor ainda! Praticamente nenhuma ocorrência grave foi registrada, nenhum registro de crime violento durante todo o período de carnaval. Foi um planejamento de sucesso, não só aqui em Macapá e Santana, mas em todo o estado”, garantiu José Neto, secretário de Segurança Pública.

Bons resultados da Segurança

Segundo o levantamento, foram 54 ocorrências contabilizadas em todos os municípios que tiveram festas e eventos de carnaval como Macapá, Santana, Calçoene, Mazagão, Oiapoque, Amapá, Cutias, Laranjal do Jari e Porto Grande.

Dentre as ocorrências estão furto, perda ou extravio de documentos e/ou objetos, lesão corporal, ameaça, desacato, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Furto foi o crime mais registrado com 17 episódios em Macapá e Santana; em segundo ficou lesão corporal, com 7 registros, ameaça com 5, e desacato também com 5 boletins de ocorrências.

Do total das 54 ocorrências, 38 foram registradas diretamente nas Delegacias da Polícia Civil (PC-AP), 13 foram flagranciada pela Polícia Militar, 2 pela PC durante a Banda e uma flagranciada pela Guarda Civil de Macapá, também durante a passagem do bloco de sujos.

O Corpo de Bombeiros (CBM) registrou durante todo o período 48 atendimentos pré-hospitalares clínicos sem gravidade, um salvamentos e um princípio de incêndio., atendimentos pré-hospitalares clínicos, sem gravidade.

O Corpo de Bombeiros atuou principalmente em ocorrências de atendimentos pré-hospitalares clínicos sem gravidade

Passagem da Banda

A despedida do Carnaval 2025 culminou com a tradicional ‘A Banda’, onde mais de 470 profissionais estavam destacados para o policiamento do trajeto. Pelo quantitativo de pessoas, mais de 200 mil, a Sejusp redobrou a atenção nos trabalhos preventivos e ostensivos durante todo o trajeto.

Um dos destaques foi a quantidade de ocorrências no bloco ‘A Banda’, apenas 7 registros foram contabilizados, sendo 2 furtos. Outro ponto positivo foi o não registro de assédio ou violência contra a mulher, demonstrando que a campanha do Governo do Amapá, “Não é Não”, surtiu um efeito positivo nas pessoas que entenderam que o respeito é fundamental.

Planejamento de sucesso

Foram mais de 2 mil agentes atuando para garantir a tranquilidade da população nos eventos carnavalescos em todo o estado, que teve o ápice com o desfile das escolas de samba no Sambódromo de Macapá, onde por noite, mais de 300 agentes realizaram a segurança.

O planejamento contou com policiamento a pé, motorizado, aéreo, e de trânsito, com barreiras em locais estratégicos e atuação da Operação Lei Seca do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AP).

As estratégias envolveram ainda o uso de aparatos tecnológicos, como drones, câmeras para monitoramento de pessoas usando tornozeleiras eletrônicas e a central de videomonitoramento com reconhecimento facial montada dentro do Sambódromo.

Drones

Toda a organização e sucesso na operação contou com efetivos das polícias Militar (PM), Civil (PC) e Científica (PCA), além do Corpo de Bombeiros (CBM), Grupo Tático Aéreo (GTA) e Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).